icon-emailicon-facebookicon-instagramicon-nexticon-playicon-previcon-twitter
Fetrafi-MG CUT Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro

NOTÍCIAS

19/03/2020
CORONAVÍRUS: SINDICATO PEDE À PREFEITURA QUE SUSPENDA AS ATIVIDADES BANCÁRIAS

O Sindicato dos Bancários de Uberaba e região está solicitando à Prefeitura de Uberaba que faça a suspensão das atividades bancárias na cidade por conta da possibilidade de contaminação do Coronavírus. O ofício foi protocolado nesta quinta (19) e aponta que os locais poderiam ficar restritos ao atendimento das atividades essenciais mínimas necessárias.
Para a entidade classista, as agências bancárias são locais de aglomeração dos mais diversos grupos sociais, tornando os seus trabalhadores (bancários, terceirizados e vigilantes) um grupo sensível a maior exposição do Covid 19. A avaliação é de que esta realidade pode criar um risco involuntário de propagação da doença no meio da sociedade.
“Os bancos tem condições de implantar o teletrabalho e meios alternativos de atendimento aos clientes. No entanto, o que se observa na direção dos bancos é uma insensibilidade em relação ao enorme risco de contágio e da propagação da doença”, ressalta o presidente do Sindicato dos Bancários de Uberaba e região, Diego Bunazar.
Na avaliação da diretoria do Sindicato, os impactos da medida não afetariam diretamente à população, já que uma parte das operações bancárias podem ser oferecidas na forma digital. O atendimento restrito poderia atender prioritariamente à população economicamente mais frágil, inclusive com o pagamento de aposentadorias, FGTS, e seguro desemprego, entre outros procedimentos.
O ofício do Sindicato pede ainda que seja efetuada uma fiscalização das condições de higienização nos locais de trabalho, garantindo procedimentos adequados para a gravidade de risco que a crise do coronavírus exige.

TAGS: #Saúde