icon-emailicon-facebookicon-instagramicon-nexticon-playicon-previcon-twitter
Fetrafi-MG CUT Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro

NOTÍCIAS

12/06/2019
Santander encerra projeto de trabalho aos sábados em São Paulo

Os trabalhadores tiveram mais uma vitória no último sábado 8. O banco abriu duas agências em São Paulo no fim de semana – uma no Shopping Eldorado e outra no Shopping Jardim Sul –, mas, face ao protesto realizado pelo Sindicato e à ausência de clientes interessados na “orientação financeira”, as atividades foram logo encerradas.

Os dirigentes sindicais estiveram nos dois locais com cartazes denunciando as práticas abusivas do Santander. O banco vem abrindo agências aos sábados para bancários trabalharem de graça oferecendo consultoria para clientes e não clientes. Agora, o Santander informou que irá encerrar o projeto em breve.

“A abertura aos sábados é uma violação à CCT e à legislação trabalhista”, declara a dirigente sindical Ana Marta Lima, se referindo à cláusula 8ª do acordo coletivo; ao artigo 224 da CLT e a lei 4.178 de 1962 – esta, por sua vez, é clara ao determinar que estabelecimentos de crédito não funcionarão aos sábados, em expediente interno ou externo. “Sem contar que trabalho voluntário deve ser feito em alguma instituição que vise o bem estar social, e não em um banco, que tem como objetivo exclusivo o lucro”, completa.

O Santander encerrou as aberturas de agências bancárias de rua aos sábados, mas havia continuado com a intenção de manter o projeto funcionando em unidades de shoppings, como aconteceu no último fim de semana. “O Sindicato comemora a decisão de encerrar este projeto de trabalho aos sábados, pois é um desrespeito aos trabalhadores”, completou Ana Marta.

Fonte: Bancários SP

TAGS: #SANTANDER