icon-emailicon-facebookicon-instagramicon-nexticon-playicon-previcon-twitter
Fetrafi-MG CUT Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro

NOTÍCIAS

30/12/2021
RESTROSPECTIVA 2021: SINDICATO FOI COMBATIVO E COMEMOROU CONQUISTAS COM OS BANCÁRIOS

O maior mérito dos bancários 2021 foi ter conquistado um reajuste de 10,97% nos salários e verbas e obtido a manutenção de todos direitos. Em ano considerado complicado, foi uma das poucas categorias a ter reajuste salarial acima da inflação.

Mas as conquistas não ficaram por aí. O teletrabalho foi mantido para os grupos de risco, após muita negociação dos sindicatos. Em Uberaba os bancários maiores de 35 anos foram vacinados de forma antecipada (a segunda vacinação da categoria em Minas), após amplo trabalho do sindicato junto a vereadores e prefeituras de Uberaba e região.

A negligência do Estado em não vacinar de forma antecipada os bancários com menos de 35 foi amplamente denunciada na imprensa e na sociedade. O Sindicato não pensou duas vezes em expor outras mazelas que levaram prejuízos aos bancários e à sociedade.

O Sindicato foi às ruas e promoveu paralisações para denunciar os projetos de lucratividade baseado na demissão de trabalhadores, o fechamento de agências, as estratégias de recusa e limitação no atendimento presencial de clientes e usuários, as más condições de trabalho, sobrecarga de atividades a aumento das filas bancárias.

“O reajuste desse ano é fruto da mobilização e estratégia do movimento sindical e foi decisivo para proteger uma parte importante do poder de compra da categoria. Situação que infelizmente não chegou aos demais trabalhadores”, avalia o presidente do Sindicato dos Bancários de Uberaba e região, Diego Bunazar.

2022

O ano de 2022 promete ser igualmente desafiador, tendo como foco principal a renovação da nossa Convenção e Acordos Coletivos Nacionais. A mobilização e a unidade nacional da nossa categoria são fundamentais pra isso. Se o desafio é grande também é grande a nossa organização. Certamente seremos vitoriosos também no próximo ano.

TAGS: #Comemorações