icon-emailicon-facebookicon-instagramicon-nexticon-playicon-previcon-twitter
Fetrafi-MG CUT Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro

NOTÍCIAS

13/05/2020
ASSEMBLEIA VIRTUAL: BANCÁRIOS VÃO DECIDIR SOBRE ACORDOS COM O SANTANDER

Funcionárias e funcionários do Santander realizam, nos dias 13 e 14 de maio, uma Assembleia Geral Extraordinária virtual. Em pauta, estão o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) aditivo, o acordo do Programa de Participação nos Resultados Santander (PPRS) e os termos de compromisso Banesprev e Cabesp.

A plataforma para a Assembleia poderá ser acessada no site do Sindicato das 8h do dia 13 de maio às 18h do dia 14 de maio. O sistema é seguro e garante o sigilo dos trabalhadores. As instruções detalhadas para o acesso serão publicadas no dia 13 de maio.

A renovação dos acordos foi conquistada em mesa de negociação entre o banco e os representantes dos trabalhadores, com a participação do Sindicato. Eles garantem os direitos dos trabalhadores por mais dois anos.

Entre as 41 cláusulas do ACT aditivo, estão direitos importantes conquistados pelos funcionários do Santander.
*Veja alguns exemplos:*

* Adicional por tempo de serviço (cláusula 4)
* Auxílio para filhos com deficiência (cláusula 9)
* Sistema Alternativo de Controle de Jornada (cláusula 11)
* Jornada de trabalho (cláusula 12)
* Estabilidade provisória para empregados em regime de pré-aposentadoria (cláusula 21)
* Assistência médico-hospitalar para empregado despedido (cláusula 23)
* Plano de Cargos, Salários e Carreiras (cláusula 26)
* Fórum de Saúde e Condições de Trabalho (cláusula 27).

Além disso, o ACT negociado este ano traz melhorias no programa de auxílio à educação (cláusula 10), com a extensão das bolsas para cursos de MBA, redistribuindo a quantidade total entre modalidades de primeira graduação, primeira pós-graduação e MBA.

Também foi conquistada a renovação do acordo de PPRS, que será reajustado pelo mesmo índice que for definido na Campanha Nacional dos Bancários.

“Na atual conjuntura, é uma grande vitória a renovação dos acordos, que preveem conquistas além das que estão na CCT (Convenção Coletiva de Trabalho)”, avaliou a presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Juvandia Moreira, que é uma das coordenadoras do Comando Nacional dos Bancários. O Comando Nacional dos Bancários e o Sindicato orientam a aprovação da proposta.

EDITAL ASSEMBLEIA EXTRAORDINÁRIA ESPECÍFICA
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Uberaba e Região, inscrito no CNPJ/MF sob o nº 25.448.044/0001-00, Registro sindical nº DNT 10.319/41 por seu presidente abaixo assinado, convoca todos os empregados bancários, associados ou não, que prestam serviços no Banco Santander S/A, na base territorial deste sindicato, para participarem da assembleia extraordinária específica que se realizará de forma remota/virtual durante o período das 08:00 horas do dia 13 de maio até às 18:00 do dia 14 de maio de 2020, na forma disposta no site www.bancariosdeuberaba.com.br onde estarão disponíveis todas as informações necessárias para a deliberação acerca da aprovação dos seguintes instrumentos coletivos: Acordo Coletivo de Trabalho com cláusulas gerais e Termos de Compromisso anexos I, II e III, com vigência de 01/09/2020 a 31/08/2022; Acordo Coletivo de Trabalho para estabelecer o programa próprio intitulado Programa de Participação nos Resultados Santander (PPRS) com vigência de 01/01/2020 a 31/12/2021 que, inclusive, trata da autorização do desconto a ser efetuado em função da negociação coletiva realizada e Termo de Ratificação ao mesmo; Termo de Compromisso BANESPREV 2020/2022 e Termo de Compromisso CABESP 2020/2022, a serem celebrados com o Banco Santander (Brasil) S/A.
Uberaba 08 de Maio de 2020.


DIEGO AUGUSTO SANTOS BUNAZAR
Presidente


TAGS: #SANTANDER