icon-emailicon-facebookicon-instagramicon-nexticon-playicon-previcon-twitter
Fetrafi-MG CUT Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro

NOTÍCIAS

08/05/2020
ACORDO DO BANCO DE HORAS: BANCÁRIOS DO ITAÚ REALIZAM ASSEMBLEIA VIRTUAL

Funcionárias e funcionários do Itaú realizam, nos dias 11 de maio, segunda-feira, e dia 12 de maio, terça-feira, uma Assembleia Geral Extraordinária virtual. Em pauta, estará o acordo conquistado pelos trabalhadores sobre o banco de horas para os funcionários do grupo de risco que estão afastados e os que estão em rodízio.

A plataforma para a Assembleia poderá ser acessada no site do Sindicato no dia 11 a partir das 8 horas e no 12 até às 18h. O sistema é seguro e garante o sigilo dos trabalhadores. As instruções detalhadas para o acesso e o voto serão publicadas no dia da Assembleia.

“A proposta ratifica a manutenção dos empregos de todos durante o período da pandemia, amplia o home office e permite o trabalho em segurança para a maioria dos bancários do Itaú”, ressalta o presidente do Sindicato, Diego Bunazar.

O acordo garante o abono das horas dos meses de março e abril, a reposição das horas geradas a partir de maio se dará de forma escalonada e, ao fim do prazo de 12 meses, as horas restantes serão também abonadas.

VEJA OS PRINCIPAIS PONTOS DO ACORDO:
# A compensação terá início apenas em janeiro de 2021 e será feita em um prazo de 12 meses.
# Ao final do prazo de 12 meses, as horas não compensadas serão abonadas.
# O acordo garante o abono de todas as horas de março e abril. Somente entrarão na contagem as horas a partir de 1º de maio.
# Haverá um desconto de 10% sobre o total de horas a serem compensadas.
# Em caso de demissão sem justa causa, as horas não compensadas não serão descontadas do valor que o trabalhador tiver a receber.
# As horas trabalhadas em sábados, domingos e feriados serão pagas como horas extras, não entrando no banco de horas.
# Funcionários de 6 horas poderão ter 30 minutos de intervalo e não apenas 15.
# Caixas e gerentes podem atuar na Central de Atendimento por 6 horas. Nesses casos, quem é de 8 horas trabalhará só 6 e não ficará com horas em débito. O Itaú fornecerá treinamento e equipamento para o trabalho em home office.
# Será registrado no acordo o compromisso do Itaú em não demitir trabalhadores sem justa causa durante todo o período da pandemia.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DA ASSEMBLEIA EXTRAORDINÁRIA ESPECIFICA - Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Uberaba e Região, CNPJ/MF sob o nº 25.448.044/0001-00, Registro sindical nº DNT 10.319/41 por seu presidente abaixo assinado, convoca todos os empregados bancários, associados ou não, que prestam serviços no conglomerado do Banco Itaú S/A, na base territorial deste sindicato, para participarem da assembleia extraordinária especifica que se realizará de forma remota/virtual durante o período das 08:00 horas do dia 11 de maio até as 18:00 do dia 12 de maio de 2020, na forma disposta no site www.bancariosdeuberaba.com.br onde estarão disponíveis todas as informações necessárias para a deliberação acerca da aprovação do Acordo Coletivo de Trabalho Emergencial, com vigência de dois anos a contar da sua assinatura, a ser celebrado com o conglomerado Itaú. Uberaba, MG, 08 de Maio de 2020. DIEGO AUGUSTO SANTOS BUNAZAR - PRESIDENTE

TAGS: #ITAÚ